A evolução do trabalho e o seu impacto para os profissionais de RH

banner_docebo_ptBR_728x90

 

O mundo do trabalho passou por uma evolução constante ao longo da existência humana, porém, no último século as mudanças se intensificaram motivadas por questões sociais, econômicas e tecnológicas.

Recentemente vimos o surgimento de novas carreiras e principalmente a mudança em termos de expectativas em relação ao trabalho realizado pelas pessoas.

Ao mesmo tempo também vemos uma mudança de expectativas por parte dos jovens que buscam um primeiro emprego ou o início de uma carreira. Isso naturalmente traz um impacto para o modo como as organizações se preparam para atrair, gerenciar e reter talentos, visando evitar um choque de visão e expectativas conflitantes entre as partes.

Pesquisas apontam que existem 3 fatores que atualmente são mais valorizados pela força de trabalho mais jovem:

  • Oportunidades de aprendizado e crescimento: existe um desejo da nova força de trabalho por empregos que representem um certo desafio e que tragam recompensas. Os empregos devem, portanto, ser desenhados para encorajar o crescimento pessoal, com um plano anual de aprendizado objetivando uma evolução de carreira. Tais profissionais não querem necessariamente seguir uma carreira linear, havendo muito interesse em assumir papéis diferentes ao longo da trajetória profissional.
  • Fazer parte de uma organização confiável e que garanta caminhos de carreira: as organizações devem garantir contexto e significado para os seus colaboradores, compartilhando informações suficientes para que estes compreendam como o seu trabalho se encaixa na estratégia de negócios da organização. O engajamento dos colaboradores é um dos pilares de um grande ambiente de trabalho.
  • Possuir flexibilidade em suas vidas: as pessoas querem cada vez mais controle sobre as suas vidas. O modelo tradicional de 40 horas de trabalho organizadas em cinco dias por semana está mudando. Os colaboradores querem mais flexibilidade em termos de horários, de cargas de trabalho e até mesmo para atuarem em mais de um emprego simultaneamente.

Se as organizações precisam se adaptar e evoluir, o RH passa a ter um papel fundamental neste processo. Esta responsabilidade só aumenta a complexidade da revolução pela qual o RH das organizações já vem passando nos últimos anos, alimentada pela maior cobrança por resultados, pela influência de forças sociais e econômicas, e pelos avanços tecnológicos.

Uma questão chave para determinar esta mudança de influência e de posicionamento do RH dentro da organização é a sua habilidade para realizar um uso estratégico dos dados relacionados aos seus colaboradores e que hoje já estão à disposição graças aos diversos softwares e sistemas disponíveis.

Entretanto, possuir os dados não é suficiente. Os profissionais de RH devem desenvolver habilidades que permitam “interpretar e contar a história” por trás dos dados de modo a apoiar a organização em ações que suportem a sua estratégia de negócios.

Torna-se necessária então uma transição de atuação em que o profissional de RH deixa de somente coletar e reportar dados e passa a interpretá-los, conjecturando cenários e apoiando diretamente nas tomadas de decisão.

Como então este cenário pode impactar o papel do RH?

O RH passa a ter mais tempo disponível

Grande parte das atividades e do tempo de um profissional de RH é tomada por atividades operacionais ou administrativas que atualmente podem ser automatizadas. Se uma equipe de RH deixa de investir tanto tempo em atividades desta natureza passa a sobrar mais tempo para se concentrar em questões mais estratégicas dentro do seu papel na organização.

O RH dá poder aos gestores de outras áreas para a tomada de decisão

Se o RH tem condições de automatizar boa parte do seu trabalho também poderá distribuir ou compartilhar mais facilmente informações que sejam relevantes para os gestores de outras áreas. Isso torna-se possível e descomplicado por meio de sistemas e aplicativos que já existem. Gestores passam a contar com informações sobre suas equipes para apoiar suas decisões e nortear suas ações de gestão. Esta não é uma tarefa a mais no dia a dia dos gestores, mas sim uma parte já esperada do trabalho diário deles. Esta distribuição de informações reduz a dependência de outras áreas pelo RH e tornam a organização mais ágil.

O RH fornece informações essenciais para a tomada de decisão

Adicionalmente os sistemas atuais de RH podem apoiar a organização em inúmeros processos críticos relacionados às pessoas, desde a seleção até a retenção. Muitos sistemas já possuem módulos de business intelligence (BI) integrados que oferecem informações e análises mais relevantes. Com este tipo de informação nas mãos o RH pode se colocar em uma posição de condutor da mudança ao invés de ser somente quem a executa.

O RH deve participar de iniciativas de colaboração e inovação

A maneira como o trabalho está organizado e é realizado mudou muito nos últimos anos. Em todos os tipos de organização encontramos times virtuais trabalhando em projetos (incluindo terceiros e freelancers), equipes temporárias em atividades específicas, pessoas fazendo home office e interagindo por meio de ferramentas de colaboração e/ou redes sociais, etc. Cada vez mais as pessoas utilizam ferramentas deste tipo para obter e compartilhar informações, promover ideias, encontrar e experimentar soluções. Este é o cenário capaz de promover a inovação que tantas organizações buscam.

O RH deve contribuir com ações de engajamento

Os sistemas à disposição do RH também podem oferecer subsídios importantes para uma atuação proativa da área em busca de um maior engajamento coletivo. Interações e pesquisas podem ser realizadas com maior frequência e seus dados podem ser analisados de modo muito mais ágil. Isso possibilita a implementação de ações de comunicação que promovam engajamento e evitem que dúvidas ou rumores identificados cresçam dentro da organização provocando efeitos indesejáveis.

E o RH da sua organização está evoluindo? Sua organização toma decisões estratégicas utilizando os dados fornecidos pelo RH?

Referências:

How the world of work is changing

How the world of work is changing – and what that means for HR practitioners

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions

banner_docebo_ptBR_728x90

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s