8 Aplicativos Recomendados para Professores

Gradativamente as escolas brasileiras vêm ampliando a possibilidade de uso de tecnologias em sala de aula pelos professores. Esta é uma mudança que não depende somente do acesso à tecnologia, mas da estratégia de uso e da capacidade do professor em transformá-la em um agente a favor da educação.

O uso dos recursos tecnológicos na educação tem a vantagem de aguçar o interesse dos alunos, ampliando o horizonte de pesquisa e compartilhamento de informações e conhecimentos, além de estimular o trabalho colaborativo e permitir que o aluno seja o protagonista do processo de aprendizagem.

Neste artigo nós listamos 8 aplicativos populares que já estão sendo utilizados por professores para apoiar os seus processos de ensino e aprendizagem. Vale a pena conhece-los!

Edmodo (saiba mais)

Gratuito – Disponível para iOS e Android

O Edmodo permite que a discussão e a aprendizagem continuem depois do final de uma aula. Professores e estudantes podem compartilhar conteúdos e usar o aplicativo como um canal para novas informações, notificações, atividades e obtenção de notas em avaliações. A possibilidade de professores publicarem tarefas, mensagens, pesquisas e quizzes ao mesmo tempo em que compartilham conhecimento é uma importante característica do aplicativo.

Attendance (saiba mais)

Gratuito – Disponível para iOS e Android

Ideal para professores que possuem muitas turmas e não conseguem organizá-las. Com tantas listas diferentes torna-se difícil monitorar a frequência dos alunos. Este aplicativo se propõe a tornar isso mais fácil por meio de uma interface simples e intuitiva que permite criar quantos grupos forem necessários além de fornecer estatísticas. Um ponto que tornaria este aplicativo ainda melhor, de acordo com as sugestões dos seus próprios usuários, seria a possibilidade de exportar os dados para uma planilha.

GradeBook (saiba mais)

Pago – Disponível para iOS e Android

Este é um dos aplicativos mais completos para gerenciar uma classe. O GradeBook permite monitorar a frequência dos estudantes, assim como o aplicativo que mencionamos antes, mas adiciona a capacidade de gravar todos os tipos de anotações sobre os alunos. Desta forma, o professor pode gravar a evolução do desempenho dos seus alunos ao longo do curso e se torna um parceiro ideal para a sua memória.

ScreenChomp (saiba mais)

Gratuito – Disponível para iOS

Este aplicativo é uma alternativa inteligente para as apresentações tradicionais que conhecemos, pois permite que o professor grave suas próprias narrações ao mesmo tempo em que desenha ou explora conteúdos no seu iPad. É possível escolher uma imagem de fundo (background), explorar fotografias, e depois compartilhar o que foi gravado com outros educadores ou com alunos através de uma URL ou um arquivo MP4 que pode ser baixado.

EduCreations (saiba mais)

Gratuito – Disponível para iOS e Android

Este aplicativo transforma o seu iPad em uma lousa digital, permitindo ao professor projetar e compartilhar conteúdo que criar com os seus alunos em tempo real. Também permite que o professor adicione áudio e salve os projetos para utilizar em outros momentos. Ideal para criar tutoriais, diagramas, animações simples sobre qualquer tema. É possível compartilhar os conteúdos criados por e-mail, Facebook ou Twitter, além de exibi-los em sala de aula.

Math Formulas (saiba mais)

Gratuito – Disponível para Android

Disponível somente para Android, este aplicativo fornece centenas de fórmulas matemáticas de álgebra e geometria. Pode ser muito útil em determinadas situações em que simplesmente não nos lembramos de uma fórmula. Ainda não existe versão em Português, mas o aplicativo é gratuito e tem uma boa avaliação geral dos seus usuários.

Trello (saiba mais)

Gratuito – Disponível para iOS

Este aplicativo se propõe a ajudar na organização de qualquer tarefa ou projeto. No contexto educacional ele pode ser utilizado para organizar projetos em grupo, mantendo todos os envolvidos atualizados. Oferece recursos para a criação de checklists e designação de atividades, tudo de forma sincronizada e na nuvem. Possui versão em Português e algumas versões que são pagas.

Too Noisy (saiba mais)

Pago– Disponível para iOS e Android

Este é um aplicativo simples e interessante pois ajuda a controlar o nível de ruído em um determinado ambiente de forma divertida. Pode ser utilizado por professores para identificar se a sala de aula está muito barulhenta. No caso de o ruído exceder o que o professor estabeleceu como limite o aplicativo aciona um alarme.

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções da Clarity Solutions

banner_docebo_ptBR_728x90
Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s