Gamification e Jogos de Aprendizagem: Entenda as Diferenças

games

Os termos gamification e jogos de aprendizagem estão atualmente em alta na indústria de educação e treinamento. Apesar de ambas serem opções inovadoras para treinar e educar pessoas, elas não tratam das mesmas coisas e na verdade podem variar consideravelmente entre si.

Gamification

Então, o que é gamification? Gamification consiste na adição de mecanismos comumente encontrados em jogos eletrônicos a outras experiências e atividades de aprendizado (com ou sem apelo lúdico) visando encorajar comportamentos específicos e motivar os participantes.

Isso não significa que os seus aprendizes irão investir tempo jogando. O que isso sim significa é que elementos motivacionais oriundos de jogos, tais como medalhas, premiações, pontuações por experiência, etc., acabam sendo incorporados a uma estratégia de aprendizado que tem por objetivo orientar e mudar o comportamento das pessoas.

Um exemplo básico deste modelo seria um curso virtual em que o participante recebe e acumula medalhas ou pontos na medida em que conclui determinados módulos, exercícios ou tarefas específicas presentes no curso, e uma pontuação atualizada passa a constar dentro de um ranking ou placar de líderes que apresenta a classificação de um grupo de participantes.

Tais tipos de ações são capazes de aumentar enormemente o engajamento de um determinado público. De certa forma nós já vemos isso há muito tempo na vida real, seja em um grupo de escoteiros que acumula medalhas pelas atividades realizadas, ou em um grupo de praticantes de judô que possuem faixas de cores diferentes em função do estágio de experiência e proficiência que alcançaram nesta prática esportiva.

Basicamente estamos falando em reconhecimento e recompensa pela conclusão bem sucedida de atividades específicas.

A aplicação do gamification pode ser uma ótima iniciativa para:

  • Encorajar determinados comportamentos já existentes.
  • Mudar comportamentos.
  • Fornecer feedback e reconhecimento imediatos.
  • Rastrear progresso e esforços.

Jogos de Aprendizado

Por outro lado, nós temos os jogos de aprendizado que consistem em mecanismos construídos com uma abordagem lúdica e com o objetivo de ensinar conteúdos específicos. Podemos tratar neste caso de um jogo criado com o propósito de ensinar ou de um jogo que não foi criado com este propósito mas que acaba por ensinar.

Para exemplificar este último tipo, podemos mencionar o jogo Angry Birds que de alguma maneira reforça os conceitos de ordenadas através de eixos X e Y ou então o jogo Cooking Dash que descreve bem como é a rotina diária de trabalho em um restaurante. São jogos que não foram criados com o propósito de ensinar mas que na prática acabam oferecendo algum tipo de aprendizado específico.

A estratégia de inserir os seus aprendizes em uma experiência simulada usando uma abordagem lúdica é uma ótima maneira de reforçar o aprendizado. Neste caso podemos mencionar um outro jogo com grande popularidade chamado Civilization. Neste jogo o participante é imerso em uma simulação complexa e precisa guiar uma nação ou povo e compreender conceitos de política, negociação, economia, avanços tecnológicos, dentre outros para alcançar sucesso.

Os jogos de aprendizado dão aos participantes a liberdade para errar e fracassar, e mesmo assim mantém o foco no que se deve aprender dentro de um contexto bem definido. Na essência, qualquer tipo de jogo encoraja um participante a praticar, aprender a partir dos seus erros e com isso adquirir novas habilidades ou conhecimentos.

A adoção de jogos de aprendizado pode ser interessante para:

  • Oferecer uma ideia mais concreta de contexto.
  • Engajar e motivar os aprendizes.
  • Promover o aprendizado através de uma forma mais interessante e inovadora.

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Gamification e Jogos de Aprendizado da Clarity Solutions

Fonte: Learning Solutions Magazine – Gamification and Game Based Learning – When to use them

banner_docebo_ptBR_728x90
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s