Vídeo para Aprendizado – O Potencial Perdido

banner_docebo_ptBR_728x90 video_aprendizado

Quantos vídeos on-line você assiste ao longo de um dia? Eu sei que você anda ocupado(a), mas entre vídeos relacionados ao seu trabalho e outros de seu interesse pessoal, digamos que na média você assista pelo menos um vídeo on-line por dia. O vídeo se tornou uma maneira onipresente para compartilhar informações pela Internet. O Facebook tem trabalhado para integrar cada vez mais conteúdos em vídeo para reprodução instantânea. O Vine se tornou um canal clássico para vinhetas e mídias divertidas. Existe atualmente um mundo de pessoas que assistem vídeos na Internet feitos por outras pessoas simplesmente jogando vídeo games.

A força destes canais como o YouTube, Vine, Instagram e muitos outros simplesmente não pode ser negligenciada, porque o próprio vídeo em si é extremamente poderoso. Mesmo com a presença do vídeo há várias décadas, muitas organizações têm sido um tanto lentas para adotarem este formato como uma vantagem para entregar conhecimento e promover aprendizado. Em muitas pesquisas junto às organizações é comum verificar que o vídeo não vem sendo utilizado amplamente. Veja alguns exemplos de pesquisas do Brandon Hall Group:

  • Learning & Development Benchmarking Study (2014):
    • 15% das organizações utilizam o vídeo amplamente para as ações de aprendizado.
  • Compliance Study:
    • 6% de todos os treinamentos sobre Compliance são feitos em vídeo.
  • Mobile Learning Study (2013):
    • 30% das empresas afirmam que todos ou a maior parte dos seus vídeos de aprendizado já estão disponíveis para dispositivos móveis.
  • The Great Skills Gap (2013):
    • 22% das empresas afirmam que mais de 10% dos seus treinamentos estão em formato de vídeo.
  • Team Development Study:
    • 18% das empresas afirmam que o uso do vídeo para aprendizado já se espalhou pela organização.

Esses dados não seriam surpreendentes se não fosse pelo fato de que as empresas acreditam que o vídeo é um formato que realmente funciona. No primeiro estudo apontado acima, 48% das empresas classificam o formato como eficaz, muito eficaz ou extremamente eficaz. Já no Compliance Study esse percentual foi de 47%. Quase 2/3 das empresas (64%) também afirmam que o mobile vídeo é muito ou extremamente eficaz.

Existe, portanto, uma certa desconexão entre o quão efetivo o formato de vídeo pode ser para iniciativas de aprendizado e o quanto ele tem sido utilizado. Um motivo para esta diferença pode vir da dificuldade para gerenciar vídeos, porém, as organizações precisam começar a encontrar soluções rapidamente.

Estamos assistindo a um crescimento significativo da utilização de vídeos gerados por usuários de forma amadora e despreocupada, o que aumenta a complexidade para quem tem a responsabilidade de gerenciar vídeos. Quase metade das empresas participantes do Social & Collaborative Learning Study disseram que tais vídeos normalmente são muito ou extremamente efetivos.

Um dos maiores desafios em relação ao vídeo é o fato de que a informação nele contida não pode ser pesquisável como acontece no caso de conteúdos em texto, o que torna impossível saber o que está dentro dele antes de assistir. É aí que entram ferramentas mais inovadoras que já permitem o uso de metadados e além disso incluem o reconhecimento de caracteres e da locução do vídeo para viabilizar buscas através de tudo o que é exibido ou falado dentro dele. Tais ferramentas podem inclusive levar o visitante diretamente para o ponto do vídeo em que o tema procurado está sendo apresentado.

Soluções deste tipo permitirão que os desenvolvedores de conteúdos consigam criar vídeos mais sucintos e impactantes para que as organizações comecem a desbloquear o verdadeiro potencial até aqui perdido dos vídeos para o aprendizado.

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions

Fonte: Vídeo for Learning – The Missed Potential – Brandon Hall Group

banner_docebo_ptBR_728x90

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s