Comparando o e-Learning Síncrono e Assíncrono

banner_docebo_ptBR_728x90

 

sincrono x assincrono

Ambas as modalidades apresentam vantagens e desvantagens, portanto, não existe melhor ou pior. Dependendo de cada situação uma ou outra pode ser mais indicada, por isso é fundamental conhecer as suas diferenças.

Quando uma empresa opta por embarcar em um projeto de e-Learning passam a existir muitas decisões a tomar. Uma dessas escolhas é optar entre o aprendizado síncrono ou o assíncrono. No aprendizado síncrono o instrutor e os alunos estão presentes ao mesmo tempo e no mesmo local (mesmo que este seja físico ou virtual).

Já o aprendizado assíncrono consiste em um aprendizado independente, sendo que os alunos podem escolher quando e em qual ritmo estudarão, mesmo que instrutores e outros participantes não estejam presentes. Quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas duas modalidades?

Aprendizado Síncrono

O aprendizado síncrono normalmente inclui características da sala de aula, tais como grupos de discussão, atividades em equipe e outros elementos que envolvam a supervisão de um instrutor ou tutor. Os “blocos” de aprendizado são realizados seguindo uma programação, como acontece em uma sala de aula tradicional, e existe muita interação entre os alunos e o instrutor.

O aprendizado síncrono pode ocorrer tanto em uma sala de aula, em uma sala de bate-papo (chat), em uma sessão de vídeo conferência tradicional, como em uma sessão de web conferência, havendo sempre constante interação entre os participantes.

Principais Vantagens do Aprendizado Síncrono

  • Os instrutores interagem com diversos alunos ao mesmo tempo, tornando as atividades em grupo possíveis.
  • Os instrutores podem explicar certos conhecimentos e conceitos em que os alunos estão tendo dificuldades.
  • Os alunos podem obter respostas imediatas sobre qualquer aspecto do processo de aprendizado.

Principais Desvantagens do Aprendizado Síncrono

  • Tanto o instrutor como os alunos precisam se adequar em termos de agenda para participar das aulas.
  • A qualidade do treinamento dependerá em grande parte da capacidade do instrutor.
  • Os alunos podem não receber atenção individual do instrutor se outros alunos também a demandarem.
  • O ritmo de aprendizado é ditado pelo instrutor e não pelos alunos.

Aprendizado Assíncrono

O aprendizado assíncrono consiste em uma abordagem de auto estudo. Os alunos irão adquirir conhecimentos através da interação, leitura, e observação de diferentes tipos de conteúdos. Na maioria das vezes, os alunos estão livres para completar as unidades de estudo dentro do seu próprio ritmo e efetuar testes quantas vezes quiserem. O assíncrono é um grande método para os alunos que precisam equilibrar constantemente o seu tempo para treinamento, carga de trabalho e tarefas pessoais.

Principais Vantagens

  • Os alunos podem estudar a qualquer tempo e em qualquer ritmo, de acordo com as suas próprias necessidades.
  • Os alunos possuem a possibilidade de voltar para temas já vistos para relembrar conceitos a qualquer momento.
  • Existe a possibilidade de acessar conteúdos externos para adicionar conhecimentos.

Principais Desvantagens

  • Acesso limitado ao instrutor e restrições para obter respostas em tempo real.
  • Alguns alunos podem sofrer sem a orientação constante de um instrutor.
  • Nem todos os temas funcionarão bem no modelo de auto estudo.

Escolhendo entre o aprendizado síncrono e o assíncrono

Uma vez que ambas as modalidades possuem vantagens e desvantagens, a melhor abordagem para um determinado projeto se baseia em vários fatores. Seguem 3 deles:

  • O perfil dos alunos e as suas necessidades de aprendizado.
  • O tipo de conteúdo.
  • O tempo disponível para que os alunos invistam em aprendizado.

Por exemplo:

  • Se você está treinando um grupo composto por indivíduos com uma significativa experiência profissional, que demandam muitas interações e valorizam a comunicação e o trabalho com colegas, é possível que a melhor opção seja a abordagem síncrona.
  • A natureza do conteúdo é vital para determinar o estilo de aprendizado. Se o seu conteúdo está repleto de ideias complexas e termos técnicos que irão requerer muitas explicações ou contextualização de situações, talvez você conclua que a abordagem assíncrona não seja a mais indicada.
  • Quando o conteúdo é de mais fácil assimilação a opção pelo modelo assíncrono pode ser o movimento certo.
  • Finalmente, a disponibilidade de tempo dos alunos assim como as facilidades para acessar a Internet são fatores importantes para se optar por uma modalidade. Se o seu público-alvo tem frequentes dificuldades em relação ao tempo disponível ele poderá ter sérias dificuldades para iniciar e concluir um treinamento de uma só vez. É nesse caso que o modelo assíncrono pode ser realmente funcional, pois garante liberdade para que o indivíduo possa ditar o seu próprio ritmo.

Pense em cada abordagem, e como o seu conteúdo combina com o público a ser atendido, para garantir que os objetivos de aprendizado sejam atingidos.

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions

Referências: Comparing Asynchronous and Synchronous Learning – Learning Solutions Magazine

banner_docebo_ptBR_728x90
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s