As Competências para o Gestor do Futuro

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Para entendermos quais competências serão mais importantes para os gestores a partir de 2020 é fundamental antes tentarmos projetar o cenário em que tais profissionais estarão inseridos. Baseada em uma pesquisa que entrevistou mais de 600 executivos de dezenas de países (atuantes em organizações com ou sem fins lucrativos) a Business School Nederland identificou as principais características do cenário de negócios a partir de 2020:

  • As organizações corporativas serão significativamente diferentes. Empresas e até mesmo setores de indústrias se fundirão com maior frequência. A expectativa é que isso aconteça mais intensamente em setores como mídia, entretenimento, serviços financeiros e telecomunicações;
  • As empresas médias serão cada vez mais desafiadas e muitas delas tenderão a desaparecer. O futuro será dominado por empresas grandes e micro empresas;
  • O gerente de nível médio continuará a desaparecer nas empresas. As organizações serão menos hierárquicas. A autoridade para tomar boa parte das decisões será delegada para níveis inferiores da organização, sobretudo para especialistas. A tecnologia continuará diminuindo a necessidade de gerentes de nível intermediário pois facilitará os métodos de gestão;
  • Muitas outras posições, sobretudo as de back-office, deixarão de existir devido à crescente automação e ao surgimento de novas tecnologias;
  • O varejo tradicional e os serviços públicos sofrerão mudanças muito significativas em virtude da digitalização, da proliferação do autosserviço e do e-commerce. Muitos serviços que hoje são prestados “face a face” deixarão de existir nesta modalidade;
  • O trabalho de casa ou de fora do escritório continuará ganhando popularidade. Os escritórios serão cada vez mais usados como locais para reuniões;
  • A co-criação com clientes será uma das mais importantes fontes de inovação para as empresas;
  • Novos modelos de negócios surgirão, grande parte deles baseados em tecnologias que ainda não foram desenvolvidas.

A pesquisa também contou com um mapeamento das principais competências que um gestor deverá demonstrar a partir de 2020 para conseguir desempenhar bem em um cenário como o descrito acima. Tais competências foram classificadas em 3 grupos como veremos abaixo:

Conhecimento:

  • Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT): conhecimentos sobre mídias sociais, Mobile Commerce, big data, segurança da informação e gestão de risco;
  • Gestão Financeira: conhecimentos práticos e teóricos relacionados a casos e planos de negócios. Conhecimentos para atrair capital através de métodos alternativos (ex: crowd funding, green delas, etc.);
  • Estratégia: ênfase na execução da estratégia (sendo menos responsável pelo desenho da estratégia);
  • Negócios: conhecimento de negócios e modelos organizacionais. Habilidade para navegar por tais modelos, percepção da integração vertical da cadeia de valor;
  • Marketing: co-criação com clientes, tendo foco na alta qualidade. Entendimento da diminuição da importância da possessão e da propriedade física no ambiente de negócios e compreensão da economia 24×7. Aplicação do conceito de experiência e soluções completas para clientes;
  • Percepção Global: perspectiva ampliada, com a percepção sobre desenvolvimentos internacionais, novos modelos de negócios e atenção aos aspectos / diferenças culturais;
  • A Sustentabilidade e a Governança Corporativa se tornarão temas ainda mais importantes;
  • Organização: capacidade para organizar atividades de forma flexível e eficiente, contemplando terceiros e a economia da informação em rede.

Habilidades:

  • Auto percepção e análise reflexiva. Habilidades para filtrar e selecionar informações;
  • Foco em Objetivos: o que é esperado de mim?
  • Visão holística da operação;
  • Habilidade para tomar decisões olhando o cenário completo;
  • Habilidade de apresentar as coisas em perspectiva (para clientes, colegas, parceiros, stakeholders, etc.);
  • Habilidade para negociar (internamente e externamente);
  • Excelente capacidade para networking e trabalho colaborativo;
  • Comunicação: capacidade para dialogar e saber ouvir. Personalidade empática;
  • Redução dos níveis hierárquicos;
  • Habilidade para conquistar confiança;
  • Estilo de gerenciamento virtual eficaz;
  • Vontade para assumir responsabilidades e assumir a liderança da mudança quando ajustes são necessários;
  • Bem preparado e informado para lidar com eventuais problemas ou tensões;
  • Percepção da crescente demanda de maior transparência em todo o mundo e da necessidade de liderar pelo exemplo e não pela autoridade.

Atitude:

  • Empreendedorismo, respeitando as fronteiras de um sistema ainda centralizador;
  • Conducente: se preocupando mais em apoiar os outros do que com si mesmo;
  • Trabalho em equipe e networker;
  • Atento às diferenças de comportamento e expectativas das diferentes gerações;
  • Mente aberta / comportamento de um cidadão internacional;
  • Respeito à sustentabilidade.

 

Fonte:

Equipe Clarity Solutions

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