10 Dicas para Implantar o Suporte ao Desempenho

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Se o tema suporte ao desempenho é novo para você, saiba que esta é uma estratégia já adotada por inúmeras organizações em todo o mundo há algumas décadas. Esse artigo resume 10 dicas simples para ajudar desde o início da utilização do suporte ao desempenho, visando facilitar o trabalho e elevar os resultados de pessoas dentro de uma organização.

  1. Compreenda o problema ou desafio. O suporte ao desempenho precisa existir se houver uma necessidade muito clara. A primeira pergunta é: o que precisamos melhorar? Qual o impacto dessa melhoria no negócio em que atuamos? Conduza uma análise sobre a necessidade e identifique um ou dois indicadores principais que serão impactados diretamente com a iniciativa de suporte ao desempenho. Isso trará importância e credibilidade para a iniciativa.
  1. Escolha o Patrocinador Certo. Sempre que começamos um projeto completamente novo é fundamental que tenhamos o apoio de um patrocinador, alguém que realmente acredite e apoie a causa dentro da organização. Por isso é crucial “vender” as razões que sustentam o novo projeto para um patrocinador que realmente esteja disposto a “embarcar” nesta jornada junto com você. Sem um patrocinador forte tudo será mais difícil.
  1. Use um patrocinador para recrutar outros. A partir do momento em que você obtiver as primeiras experiências de sucesso com o suporte ao desempenho, as chances de ampliar os horizontes dentro da organização aumentarão. Permita que o seu patrocinador promova internamente os resultados e convença outras pessoas sobre o potencial de resultados da iniciativa.
  1. Pense grande, mas comece pequeno. O suporte ao desempenho tem um imenso potencial, mas tente começar com algo que possa ser facilmente gerenciado e experimentado. Lembre-se que os primeiros projetos podem não apresentar os resultados esperados, o que faz parte da experimentação de um novo modelo. Por isso, aguarde um pouco para ampliar a visibilidade da iniciativa para outras áreas ou departamentos. O ideal é começar com projetos específicos e que possam trazer resultados rapidamente, antes do seu patrocinador pensar que a iniciativa está demorando para oferecer frutos. 
  1. Esteja preparado para ampliar o projeto. O suporte ao desempenho, pode ser altamente escalável, pois muitas vezes os esforços para atender 10 pessoas é praticamente o mesmo necessário para atender 10 mil. Esse é um argumento importante para fazer o projeto crescer, mas para isso é fundamental pensar como operacionalizar essa escala. Se necessário faça comparações e se baseie em dados que possua sobre o treinamento e até mesmo o e-Learning já aplicados na organização, para criar argumentações. 
  1. Comece com os recursos que já possuir. É muito raro começar um projeto de suporte ao desempenho com um orçamento designado só para isso. A prática mostra que o mais comum é utilizar uma parte de um orçamento de treinamento ou de projetos de documentação para começar. Por isso, será necessário manter a simplicidade de início, até que os primeiros resultados construam uma reputação positiva para a iniciativa e se torne possível demandar um orçamento só para isso no futuro. 
  1. Faça acontecer. Os primeiros projetos poderão servir mais para aprendizado do que para obter resultados significativos. Mesmo assim é preciso fazer com que aconteçam, do início ao fim. Tente coletar o máximo de evidências sobre os benefícios da iniciativa. Mantenha a visão do todo mas atue para obter pequenas vitórias de início. Com evidências sobre resultados, depoimentos de pessoas e lições aprendidas você terá em mãos uma importante base para construir um business case que deverá ser usado para “vender” internamente outros projetos. Quando alguém perguntar: como fazer? Você terá muito mais para mostrar do que tinha antes. 
  1. Construa e acredite nas parcerias. Quando tentamos conduzir pessoas para algo novo e que ainda não foi experimentado por elas, a credibilidade é um fator essencial. Por isso, quanto mais pessoas estiverem ao seu lado nesta jornada melhor. Envolva a TI da organização e outros departamentos que farão parte de cada projeto. Busque ajuda externa se tiver esta oportunidade, uma vez que pode ser muito interessante contar com uma consultoria que contribua com a redução da curva de aprendizado, antecipando resultados. 
  1. Venda os benefícios, não as funcionalidades. Pouco importa se a sua solução para suporte ao desempenho é extremamente interessante, avançada e abrangente sob a perspectiva tecnológica. Provavelmente as pessoas vão se interessar muito mais no que ela pode oferecer em termos de benefícios. Evite basear o seu discurso ou estratégia na tecnologia, pois ela é somente um meio. Lembre-se sempre desta pergunta: porque alguém irá investir em suporte ao desempenho? Certamente não será para dizer que possui a melhor solução tecnológica do mercado. Foque nos benefícios. Eis uma lista deles: 
  • Aumentar a produtividade.
  • Reduzir custos.
  • Atingir maior alcance territorial.
  • Garantir mobilidade.
  • Reduzir perdas.
  • Aumentar a satisfação dos colaboradores.
  • Aumentar a eficiência.
  • Ampliar o acesso aos especialistas.
  • Reduzir o tempo de ausência das pessoas para treinamentos.

 10. Construa um sólido Business Case. Por falar em benefícios, um dos principais é o retorno do investimento (ROI – Return On Investment). Isso requer um sólido business case que aponte dados muito claros sobre custos e benefícios obtidos. Na medida em que você vivenciar na prática o suporte ao desempenho, terá subsídios para aprimorar o seu business case. Pode ser interessante também, buscar um benchmarking com outras organizações que possam compartilhar dados e lições aprendidas. Isso ampliará a sua visão sobre fatos e dimensões em que talvez não tenha pensado antes.

Equipe Clarity Solutions

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Fonte: “Selling Performance Support: Building Stakeholder Buy-in” – Marc Rosenberg

 

 

 

 

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