Pesquisa: Como as Pessoas Utilizam os seus Dispositivos Móveis

pesquisa_touch

 

Durante o primeiro trimestre de 2014 o portal e-Learning Guild realizou uma pesquisa com 651 participantes em mais de 22 países para entender como as pessoas interagem com os seus tablets e smartphones. No Brasil a pesquisa foi promovida e realizada pela Clarity Solutions que participou como observadora.

Essa pesquisa foi desenhada para identificar o comportamento das pessoas ao interagirem, através do toque, com os seus dispositivos móveis. A pesquisa foi realizada anonimamente, sem que as pessoas avaliadas soubessem da observação, para efetivamente garantir estatísticas reais e espontâneas.

A pesquisa permitiu aprender muito sobre esse assunto porém nesse artigo vamos procurar sumarizar as principais constatações.

Como as pessoas seguram e observam os seus dispositivos?

  • Pessoas com dispositivos menores como smartphones quase sempre os manuseiam nas mãos, sem qualquer tipo de apoio em mesas ou outras superfícies mesmo quando existe essa opção.
  • Pessoas com dispositivos maiores como tablets preferencialmente os utilizam apoiados em alguma superfície ou suporte e quando estão sentadas.

No gráfico abaixo é possível identificar que na medida em que o dispositivo móvel aumenta de tamanho, maior a frequência de posicionamento do mesmo sobre mesas ou superfícies para apoiá-lo durante o seu uso.

img_pesquisa_1

Fonte: Pesquisa Portal eLearning Guild – Apoio no Brasil da Clarity Solutions

No gráfico abaixo é possível identificar também a postura das pessoas observadas em durante o uso do dispositivo. Novamente percebe-se que quanto maior o dispositivo menor a mobilidade durante o uso. As pessoas com tablets grandes os utilizam quase sempre sentados ou parados. Já no caso de aparelhos menores como smartphones o comportamento é diferente e a estatística se inverte.

img_pesquisa_2

Fonte: Pesquisa Portal eLearning Guild – Apoio no Brasil da Clarity Solutions

A pesquisa também detalha o comportamento das pessoas em relação ao toque nos dispositivos, ou seja, se utilizam as duas mãos ao mesmo tempo enquanto digitam, e se o comportamento muda com dispositivos maiores e as variações dependendo da postura para manuseio dos mesmos.

Entender as preferências das pessoas quando essas interagem com os seus dispositivos é fundamental para desenhar e produzir aplicativos móveis que sejam de fácil utilização. Quando tratamos, por exemplo, sobre Mobile Learning é essencial pensar em usabilidade e contexto.

O estudo completo promovido pelo portal eLearning Guild está disponível no idioma inglês e para download pela Internet somente para membros associados. Mais informações podem ser obtidas na página: Making mLearning Usable: How We Use Mobile Devices

* Phablet: termo informal criado para designar dispositivos de telas sensíveis ao toque com mais de 5 e menos de 7 polegadas, que reúnem os recursos de um smartphone aos de um tablet.

 Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Mobile Learning da Clarity Solutions.

Acesse: www.claritysolutions.com.br

 

 

Anúncios

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s