Tendência #7: O Vídeo se Transformará em Formato Padrão para Treinamento

07_banner_blog

 

Chegamos ao 7º tema da nossa série sobre as tendências para o mercado de treinamento até 2020. Essa semana nós vamos abordar a consolidação do uso do vídeo em projetos de capacitação e aprendizado.

Basta observar o que as organizações tem aplicado em termos de recursos educacionais nos últimos anos para perceber o crescimento do uso do vídeo, seja em projetos acadêmicos, seja em projetos corporativos.

Essa é uma tendência em crescimento e que se intensificará nos próximos anos. Vários motivos podem explicar porque o vídeo se transformará em um formato preferencial nos próximos anos quando o assunto for ensinar.

Primeiramente, é fato que o ser humano é muito mais atraído por conteúdos visuais e dinâmicos do que conteúdos baseados em leitura. Nada melhor do que o vídeo para atrair a nossa atenção. Além disso, a maioria de nós é “treinada” e estimulada desde criança a gostar desse formato. Quando crianças já somos colocados à frente da televisão e o formato de vídeo se transforma ao longo do tempo em algo muito familiar, interessante e de fácil assimilação, independente do conteúdo que esteja sendo transmitido. Resumindo, os nossos cérebros naturalmente preferem o formato em vídeo quando já estamos na fase adulta.

Um segundo aspecto importante é que também preferimos naturalmente conteúdos que sejam concisos e objetivos ao invés de conteúdos extensos e complexos. Isso está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Estamos cada vez menos dispostos a investir o nosso tempo com conteúdos de longa duração. Tudo precisa ser dinâmico e rápido. O vídeo possibilita que grandes lotes de informação sejam transmitidos em pouco tempo.

Por que então o uso do vídeo no e-Learning só está apresentando esse crescimento recentemente? O formato em vídeo em si não é novidade. Há algumas décadas que o vídeo é usado para ensinar e treinar, seja através de programas educativos na televisão, seja através de pacotes em VHS ou DVD que podíamos assistir em casa ou no trabalho.

O crescimento do uso do vídeo na Internet coincide com dois importantes fenômenos relativamente recentes que minimizaram barreiras importantes pra essa popularização via web. O primeiro deles foi o acesso à Internet de alta velocidade pelas pessoas. Somente em 2013 o mercado de banda larga no Brasil cresceu 39% e nos próximos continuará a crescer, ou seja, cada vez mais pessoas estarão aptas a usufruir de conteúdos nesse formato via Internet.

O segundo fenômeno foi a facilidade crescente para gerar e compartilhar conteúdo em vídeo com qualidade. Câmeras e filmadoras melhoraram e se tornaram mais acessíveis para as pessoas. O celular passou a ser uma câmera capaz de capturar vídeos com alta qualidade. Para publicar ou compartilhar um vídeo no YouTube bastam alguns cliques. Resumindo, qualquer pessoa hoje á capaz de produzir conteúdos em vídeo e os colocarem à disposição para qualquer outra pessoa via web.

Obviamente que para garantir um aprendizado efetivo é necessário que os vídeos sejam produzidos dentro de uma estratégia educacional bem definida e adequada a cada público-alvo, em termos de linguagem, duração e formato. Um desafio para roteiristas e designers instrucionais será desenhar conteúdos em vídeo que sejam rápidos porém bons o suficiente para entregar a mensagem e o conhecimento que se espera, de forma objetiva e impactante.

No próximo artigo desta série especial nós traremos a oitava tendência para o mercado de treinamento até 2020. Ela diz respeito ao uso de apresentações voltadas para iniciativas de educação e capacitação. Boa leitura e até o próximo artigo!

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions.

Acesse: www.claritysolutions.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s