Tendência #5: A Consolidação do Aprendizado Social ou Social Learning

05_banner_blog

 

Chegamos à metade da nossa série sobre as tendências para o mercado de treinamento. No post desta semana vamos abordar a 5ª tendência: a consolidação do aprendizado social. Se você não teve a chance de ler os posts anteriores sobre as outras 4 tendências que abordamos até a presente data, clique aqui para acessá-los.

Para começarmos esse artigo é importante pontuarmos a definição teórica do aprendizado social. Trata-se do aprendizado que ocorre dentro de um contexto social, por meio da observação ou instrução direta. Esse aprendizado também ocorre através da observação das consequências geradas por um ou mais comportamentos ou decisões de um indivíduo ou grupo.

Ao tratarmos do aprendizado social dentro do contexto da educação e do treinamento podemos automaticamente pensar nas diversas ferramentas digitais que já estão disponíveis e sendo utilizadas pela maioria das pessoas: Twitter, Facebook, Linkedin, WhatsApp, Slideshare, YouTube, dentre outras.

É inegável que todas elas são meios que permitem às pessoas buscar, obter e compartilhar conhecimentos e informações em rede, o que na prática pode significar um aprendizado social. O fato é que essas e outras ferramentas já estão completamente integradas dentro da rotina das pessoas. E nos próximos anos outras ferramentas surgirão e serão igualmente aceitas, uma vez que o ser humano tem a necessidade natural de se comunicar e viver coletivamente.

O aprendizado tradicional em formato de cursos formais (presenciais ou on-line) pode oferecer aprendizado até certos níveis. Já o aprendizado social, organizado em redes e baseado em estratégias educacionais bem definidas, pode ampliar a capacidade de aprendizado das pessoas.

Se as ferramentas já estão disponíveis então quais os motivos para o aprendizado social ainda ser tratado por muitos como algo embrionário? Na verdade muitas organizações já utilizam o aprendizado social há muitos anos por meio de redes e ferramentas próprias mas existe um gigantesco potencial para a maioria das organizações.

A capacidade das organizações oferecerem educação ou treinamento formal continuará a esbarrar nos obstáculos tradicionais: tempo limitado dos professores e instrutores, espaço físico limitado, dificuldades de locomoção urbana das pessoas, restrições de distâncias, etc. Por isso o e-Learning cresceu e continuará crescendo, porém precisamos ter em mente que o aprendizado se tornará um conjunto de experiências ao invés de um processo formal e tradicional.

Esse aprendizado integrado não acontecerá sem a adoção de ferramentas e estratégias que promovam, acompanhem e reconheçam o aprendizado social. Por isso é fundamental que exista uma arquitetura de aprendizado que integre os diferentes meios e ferramentas dentro de uma linha mestra instrucional capaz de garantir o aprendizado.

Essa integração já sendo vista em algumas plataformas de aprendizado mais modernas que nativamente se comunicam com ferramentas de blog, redes sociais, sistemas de comunicação instantânea, e que já oferecem mecanismos que promovem a gamefication dos processos de aprendizado através de sistemas de pontuação, ranking dos melhores alunos, comparativo entre grupos, etc.

Esse cenário pode parecer bem mais complexo pela quantidade de novas variáveis, então o ideal é agir sempre com moderação e  escolher ferramentas que demonstrem um propósito muito claro de aprendizado dentro do contexto geral. Quanto mais meios e ferramentas forem adotadas maior será a complexidade de um projeto.

Em um futuro não muito distante a força de trabalho será composta em sua maioria por pessoas que praticamente já nasceram com dispositivos móveis nas mãos e que não conheceram o mundo sem o Facebook ou o WhatsApp. Por isso todas as experiências que já estão sendo conduzidas para promover e integrar o aprendizado social contarão com o apoio irrestrito de uma parte fundamental: o próprio público-alvo!

Na próxima semana traremos o sexto artigo desta nossa série. Ele tratará da transformação do aprendizado em sala de aula. Boa leitura e bom aprendizado social!

Equipe Clarity Solutions

Conheça as soluções para Educação Corporativa da Clarity Solutions. Acesse: www.claritysolutions.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s