3 Tendências para o Mobile Learning em 2014

experiencia_mobile

Há quem afirme que o Mobile Learning se consolidará ao longo de 2014 como um formato preferencial para muitas iniciativas de aprendizado, sobretudo por oferecer vantagens fundamentais como conveniência e acessibilidade.

Relacionamos neste artigo 3 previsões de tendências para este ano relacionadas ao aprendizado através de dispositivos móveis ou simplesmente Mobile Learning.

#1 Melhor Experiência de Aprendizado para os Usuários de Mobile Learning

Graças ao avanço tecnológico dos aparelhos móveis e ao desejo dos usuários em obter uma experiência cada vez mais motivadora e atrativa através dos seus dispositivos é natural que os desenvolvedores de soluções para Mobile Learning se sintam constantemente desafiados e vislumbrem oportunidades muito interessantes de inovação.

Essa combinação já está produzindo uma crescente popularização de ferramentas de autoria que exportem os projetos para HTML5 e que garantam uma execução estável e eficaz dos conteúdos em dispositivos móveis tais como tablets e smartphones.

Essa popularização certamente irá acelerar a evolução de tais softwares de autoria garantindo maiores possibilidades e facilidades de desenvolvimento.

#2 Maior adoção do Mobile Learning dentro do ambiente de trabalho para aumentar a produtividade

Segundo pesquisa global conduzida pela Cisco em 2013, 65% dos profissionais consultados disseram que esperam poder usar os seus dispositivos móveis dentro do ambiente de trabalho como uma maneira de acessar arquivos, aplicações e informações da empresa em que atuam.

A expectativa de muitos especialistas é que as pessoas passarão a demonstrar uma maior aceitação pelo aprendizado móvel do que através do computador. O importante será compreender que existem diferenças importantes entre os 2 modelos em termos de formato e linguagem.

Alguns estudos realizados com jovens nos EUA apontam que o nível de engajamento dos alunos em relação ao estudo cresce quando conteúdos de aulas são disponibilizados através de tablets. Se os estudantes de hoje serão a força de trabalho dentro de alguns anos é evidente que esse tipo de preferência será mantida também quando o aprendizado acontecer dentro do ambiente de trabalho.

#3 O Aprendizado off-line aumentará a produtividade das pessoas dando a elas maior controle sobre o seu aprendizado

O aprendizado off-line se tornará algo grande. Isso pode soar como um retrocesso pois perderíamos as vantagens que o mundo on-line propiciou, sobretudo a facilidade para atualização de conteúdos.

O fato é que as pessoas ainda enfrentam muitas dificuldades para acessar conteúdos de forma on-line quando estão usando os seus dispositivos móveis. Até que essas dificuldades de conectividade sejam resolvidas a opção off-line pode ser interessante e realmente ganhar espaço.

Uma questão importante é como alinhar tecnicamente o rastreamento do acesso aos conteúdos off-line dentro de um LMS que pressupõe um aprendizado on-line com a autenticação do usuário. Esse certamente será um desafio para os fornecedores de LMS se a opção off-line realmente se difundir.

Equipe Clarity Solutions

Fonte: The Top Trends in Mobile Learning for 2014 – elearningindustry.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s