Você está preparado(a) para o Rapid Learning 2.0?

rapidlearning2Podemos definir o Rapid Learning 2.0 como a geração de cursos baseados em ferramentas de autoria e que apresentem um nível elevado de qualidade audiovisual e interatividade para aumentar a efetividade do aprendizado.

Atualmente as mais modernas ferramentas de autoria para Rapid Learning permitem a criação de cursos sofisticados com a combinação de diversos tipos de mídia, fazendo com que tais cursos se assemelhem bastante aos tradicionais cursos sob medida desenvolvidos normalmente por consultorias educacionais através de programação e processos de produção mais sofisticados.

Então como desenvolver cursos em formato Rapid Learning aproveitando o máximo que esse formato oferece?

Vamos listar abaixo as principais dicas e boas práticas para que você consiga melhorar os seus cursos em Rapid Learning.

Capriche no seu PowerPoint

Lembre-se que o seu Rapid Learning vai se basear em uma apresentação PowerPoint, caso contrário não será um Rapid Learning. Por isso, capriche o máximo que puder no seu PowerPoint! Seguem algumas dicas:

  • Separe bem as ideias e a organização das informações. Procure trabalhar uma ideia por slide para facilitar a compreensão do leitor.
  • Use no máximo 2 tipos de fontes para os textos e não utilize letras miúdas.
  • Enfatize sempre o que for mais importante em cada slide.
  • Evite slides muito poluídos ou com textos muito coloridos. O ideal é escolher algumas poucas cores e utilizá-las ao longo de toda a apresentação.
  • Use gráficos, imagens e fotografias que valorizem a sua apresentação. Se você puder contar com a ajuda de alguém que saiba editar esses elementos dando um toque mais profissional melhor ainda!

Utilize uma linguagem clara, porém impactante

O conteúdo base do seu PowerPoint deve apresentar uma linguagem suficientemente clara para o público ao qual se destina. Ao combinar uma linguagem clara e objetiva com uma apresentação equilibrada em termos de duração e formato você terá percorrido metade do caminho.

A outra metade do caminho dependerá de como esse conteúdo se conectará com a sua audiência gerando um impacto que permita que os objetivos do treinamento sejam alcançados. Nesse sentido o uso de outros elementos multimídia que provoquem um maior impacto positivo é fundamental.

Adicione elementos de interatividade

Quanto mais dinâmico e interativo for o seu Rapid Learning melhor. Utilize as animações do PowerPoint para evitar o tal conteúdo “chapado”, estático e chato. Adicione elementos interativos que as ferramentas de autoria já oferecem em formato de templates e/ou assistentes de criação. Recursos como testes ou quizzes também podem ser usados ao longo de um curso para agregar interatividade e gerar mais atenção no participante.

Adicione locução e recursos de áudio

Se possível adicione locução para reforçar as informações apresentadas no conteúdo escrito. A locução pode até mesmo ser parcial e certamente aumentará a retenção do conhecimento de boa parte do seu público. O importante é que esta locução tenha uma boa qualidade e não necessariamente você terá que trabalhar com locução profissional (isso certamente vai encarecer o seu projeto). Utilize também outros recursos de áudio como músicas ou sons em determinados pontos do treinamento. Só não exagere! Não queremos que esse tipo de recurso se torne mais importante do que o próprio conteúdo do curso, certo?

Combine outros tipos de elementos ao PowerPoint

Pense um pouco: quais outros tipos de recursos você pode pensar em adicionar ao seu curso? Tenha certeza de que a combinação de elementos em formatos diversificados pode tornar o seu curso muito mais atrativo e efetivo, porém essa não é uma tarefa trivial. É aqui que uma consultoria educacional pode te ajudar bastante.

Alguns exemplos mais simples incluem: links para vídeos do YouTube, links para recursos web externos, cartilhas de apoio em PDF para impressão,  dentre outros. Outros recursos mais sofisticados também podem ser utilizados para elevar ainda mais o nível do curso: clipes de vídeo especialmente produzidos para o curso, objetos em Flash com interatividade para simular situações ou demonstrar sistemas, etc.

Equipe Clarity Solutions

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s